3 de jun. de 2016

Resenha/Jogo: This War of Mine


Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje trago a resenha de um jogo que já joguei e zerei há bastante tempo, mas ainda sou viciada e ainda o amo com todo meu coração: This War of Mine.
Dando um breve spoiler da minha opinião, certamente o considero muito mais que apenas um jogo e acho muito importante que qualquer um que goste de games dê uma chance a ele, pois acreditem, vale muito a pena.
Clique em continue lendo para saber mais sobre.

Sobre o jogo


This War of Mine propõe uma nova experiência aos seus jogadores que estão tão acostumados com jogos que abordam a temática “guerra” vista apenas e diretamente dos olhos de um soldado. Dessa vez, você terá a chance de viver na pele de civis, que tentam sobreviver à guerra em uma cidade sitiada, lutando contra a falta de alimentos, medicamentos e constante perigo de franco-atiradores e catadores hostis. O jogo oferece uma experiência de guerra vista de um ângulo inteiramente novo.



“Na guerra, nem todo mundo é um soldado”

Durante o jogo você viverá alternando entre o dia e a noite. Durante o dia, franco-atiradores irão impedir que você saia do seu abrigo, lhe deixando com o objetivo de manter seu abrigo seguro; construir melhorias como camas, fogão, serralheria; negociar com catadores ou vizinhos e, por fim, dar os devidos cuidados aos seus sobreviventes. Durante a noite, sua tarefa será diferente: você deverá escolher um de seus sobreviventes para se arriscar a buscar mantimentos em um local específico do mapa da cidade.
Além disso, você terá que viver também com situações imprevisíveis, como a chegada do frio, roubo de seus suprimentos, doenças, ferimentos e, diversas vezes, até mesmo em situações de vida ou morte. Todos os seus sobreviventes podem morrer devido a certas circunstâncias e o jogo continua até que a guerra acabe ou até que todos não consigam chegar até o fim.
This War of Mine é um jogo de sobrevivência baseado em fatos reais que te dará a oportunidade de viver uma experiência de guerra em um ângulo completamente diferente e dolorosamente real.

Trailer

Opinião sobre o jogo
Conheci This War of Mine através de um gameplay do Alan, do canal Electronic Desire GE. Inicialmente, não criei muitas esperanças àquele jogo, já que era um jogo 2D de sobrevivência e ambas características não me atraíam nem um pouco na época. Entretanto, depois de alguns vídeos e após ver que aquele “simples” jogo tinha muito mais a oferecer do que eu imaginava que teria, me interessei e decidi jogá-lo eu mesma.
Antes mesmo de começar a jogar, pesquisei um pouco sobre ele e acabei descobrindo o seu real propósito. Como vocês já puderam ver, o jogo foi criado para mostrar a guerra do lado civil, o lado quase nunca abordado em jogos que preferem mostrá-la através de soldados. Com isso, os criadores foram em busca de pessoas que passaram por essas situações e se apoiaram em suas histórias, experiências e memórias para criar o jogo baseado nisso, transmitindo todo o sentimento, a tristeza, a dificuldade e enfim, todas as emoções possíveis de se sentir em uma situação como a guerra.  Não é preciso mais explicação que isso para saber que o jogo é incrível, é?
Entretanto, reconheço que pode ser difícil para algumas pessoas se acostumarem com a mecânica de This War of Mine. Ultimamente, a maior parte dos jogadores se importam muito com gráfico e, no caso, com o fato do jogo ser 2D. Mas, acreditem em mim quando digo que This War of Mine tem um gráfico, uma trilha sonora, uma jogabilidade e uma mecânica perfeitamente criada para ele. É extremamente difícil encontrar defeitos nesse jogo quando você percebe que cada detalhe se encaixa e cada detalhe faz com que ele seja ainda mais incrível.
Não é nada fácil chegar até o fim da guerra com todos os seus sobreviventes vivos quando você tem que passar por tantos obstáculos no decorrer do jogo. Não é nada fácil tomar decisões que podem ou não matar algum dos seus sobreviventes ou outras pessoas inocentes. Não é nada fácil lidar com a pressão e com as dificuldades do dia-a-dia, como viver sem alimento e sem medicamento. E, é claro, não é NADA fácil parar de jogar.
Ele é extremamente viciante e tenho certeza que se algum de vocês derem uma chance a ele, não vão parar de jogá-lo até que consigam chegar ao fim da guerra. Tenho certeza que se derem uma chance a ele, todas as suas expectativas de que o jogo seria ruim serão excluídas permanentemente, assim como as minhas foram.
This War of Mine possui uma imensidão de qualidades. Seus personagens são escolhidos aleatoriamente (assim como o mapa, te abrindo a possibilidade de jogá-lo várias vezes de diferentes formas), contêm biografias que são contadas conforme você desenvolve a história, e, também, contêm sentimentos que podem interferir na maneira como você joga. A trilha sonora combinada com o cenário e o ambiente criam o clima perfeito para o tema tratado, e, por fim, a jogabilidade combinada com o gráfico e a coleta de informações de pessoas que passaram mesmo pela guerra tornam tudo muito real, como se você mesmo estivesse passando por todas aquelas situações.
Por fim, só tenho coisas boas a dizer sobre esse jogo e sempre terei. Seu propósito foi maravilhosamente bem executado em um jogo extremamente divertido, interessante e viciante de ser jogado. Não consigo imaginar maneira melhor de transmitir aos jogadores a dor e a experiência de ser um civil no meio de uma guerra.
This War of Mine é o resultado de um trabalho impecável.

Imagens do jogo




(Obs: as imagens estão no idioma inglês, mas o jogo já está traduzido para o portguês)

Nota:

Então é isso pessoal! Ainda tenho a intenção de trazer outros posts relacionados a esse jogo, como por exemplo, a resenha da nova atualização (ou novo jogo) da franquia, This War of Mine: The Little Ones, sendo a guerra vista pelos olhos de crianças; e, também, provavelmente trazer em vídeo ou post, dicas para conseguir zerar o jogo. Se gostarem da ideia, por favor, comentem aqui embaixo.
Se gostaram do post deixem o curtir lá em cima ao lado do título (não se esqueçam de confirmar) e comentem o que acharam!
Até mais!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team