15 de mar. de 2016

Como os fãs influenciam nossa opinião


Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje trago um assunto que eu mesma tenho vivido muito ultimamente: a maneira como os fãs influenciam em nossa opinião sobre qualquer coisa. Pode não parecer, mas quando analisamos a situação com um pouco mais de cautela, podemos perceber o quanto estamos julgando a obra do qual ele é fã, pelo comportamento de algumas pessoas do fandom. E foi isso que eu percebi quando analisei com um pouco mais de cuidado, e, agora, contarei a vocês minha opinião sobre o assunto.
Clique em continue lendo para entender melhor.

O fandom é um grupo de pessoas que admira a mesma obra, e existe nos mais diversos campos do entretenimento. Existem os fãs de certos livros específicos, filmes, games, séries, HQs... existem fãs de todas as coisas, pessoas e em todos os lugares. Inclusive, a maior parte de nós faz parte de algum ou vários fandoms.
Eu mesma já fui fã de Justin Bieber e Miley Cyrus. Hoje em dia sou fã de Harry Potter, Percy Jackson, Supernatural, Once Upon a Time e de outros vários livros, filmes, séries e artistas. Já participei e ainda participo dos mais diversos fandoms, e por estar inclusa nesse grupo, já conheci e vi pessoas com personalidades e comportamentos completamente diferentes um do outro.
Infelizmente, uma grande parte dessas personalidades e comportamentos acabam sendo de uma maneira exagerada, infantil, irritante e imatura, e consequentemente acabam afastando outras pessoas que poderiam fazer parte do fandom, as transformando em haters exatamente por terem se deparado com fãs desse tipo. Entretanto, dificilmente percebemos esses comportamentos quando estamos inseridos em um desses grupos.
Recentemente tenho tido muitos problemas com youtubers. Não consigo me simpatizar com alguns deles; mas não porque o problema seja eles, mas porque a atitude de alguns de seus fãs faz com que seja ainda mais difícil gostar da própria pessoa que eles admiram. Isso já havia acontecido antes com cantores e artistas, mas só parei para pensar sobre a influência do fandom algum tempo atrás.
Algumas das atitudes que afastam as pessoas da obra ou do artista por conta de seus admiradores são:

  • Defesa excessiva ao ataque de algum hater, mas da maneira errada. Costumam responder as ofensas direcionadas ao artista ou obra do qual é fã, utilizando o mesmo tipo de xingamento ou pior.
  • Costumam estar sempre envolvidos em discussões, sendo tanto por defesa do que é fã, quanto por comparações, alegando ser fã do que é sempre melhor que todo o resto.
  • Endeusam constantemente o que gostam e acabam esquecendo que são pessoas como todos nós e obras tão boas quanto outras. 

Não estou querendo dizer que haters deveriam ser tratados com mais carinho ou compreensão. Esse tipo de pessoa é tão irritante, imatura e infantil quanto esse tipo de fã. O que estou querendo dizer é que haters vivem disso: atenção, discussão. Quanto mais recebem isso, por mais tempo suas atitudes desprezíveis continuam.
Também não tenho a intenção de ditar como cada fã e cada fandom deve se comportar diante de tais situações. Meu único objetivo com esse post é esclarecer os motivos que levam algumas pessoas a se tornarem haters e se afastarem de certas obras e artistas por conta desses admiradores, e expressar minha opinião a respeito desse fato.
Eu mesma já me afastei e já desprezei diversas coisas por esses motivos e digo que essas atitudes e comportamentos são extremamente irritantes por experiência própria.
Portanto, proponho duas soluções para o problema. A primeira, é claro, deveria vir pela parte dos fãs. Ninguém é obrigado a nada, isso é claro. Mas, respeito e consciência são duas coisas extremamente importantes que todo nós deveríamos conhecer e adquirir para nossas próprias personalidades e vidas. Responder aos haters da exata maneira que eles ofendem o artista ou obra é estar relativamente no mesmo nível de educação que eles. Se sua intenção é realmente convencê-lo de que o que você admira é bom e de qualidade, discuta e exponha motivos bons o suficiente, de maneira educada, para convencê-lo de sua opinião.
Discutir e alegar que o que você admira é melhor do que qualquer outra coisa que outras pessoas admiram também é uma atitude tão infantil quanto ser hater de algo. Ninguém é melhor que ninguém. Nenhuma obra é melhor que outra. Tudo isso é uma grande questão de opinião e gosto. Se você acha que o que você gosta é melhor que qualquer outra coisa, tudo bem, mas não exponha essa sua opinião de forma arrogante e esnobe. Aprenda a se posicionar diante de uma discussão, aprenda a convencer outras pessoas de sua opinião sem obrigá-las a nada e muito menos as irritarem.
E, por fim, endeusar e colocar sob um pedestal o que você mais admira pode não ser uma atitude muito saudável. Além de afastar outras pessoas, você acaba se isolando para milhares de oportunidades de conhecer obras e artistas tão bons quanto ao que você coloca em um pedestal. Mesmo que aquilo que você ama não possa ser substituído diante de sua percepção, aprenda a estar sempre disposto a conhecer coisas novas.
Entretanto, a responsabilidade não deve cair toda sobre os ombros dos fãs e fandoms. Eu, acompanhada de mais uma grande maioria de pessoas, também devemos aprender a não julgar uma obra diante de seus fãs. É o mesmo que o famoso ditado “não julgue um livro pela capa”. Antes de sair por aí odiando tudo, conheça. Conheça a obra o artista e por fim, chegue a uma conclusão e uma opinião sobre aquilo. É difícil se aproximar de algo que é admirado por fãs dessa maneira? Uma das coisas mais difíceis. Mas não custa nada tentar.
Portanto, todos nós devemos rever nossos conceitos, opiniões e atitudes. Elas podem estar afastando outras pessoas que poderiam muito bem ser nossos amigos mais próximos. Elas podem estar nos afastando de obras e artistas incríveis capazes de nos ensinar muito!

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado do post! E se gostaram, cliquem em curtir lá em cima do lado do título e comentem o que acharam!
Até mais!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team